Residência unifamiliar em Cuiabá

Abrigar um programa de uma residência com 3 suítes, um home office, grande cozinha e área de churrasqueira integrada foi o projeto solicitado para um terreno de pouco mais de 440 m² em Cuiabá – MT, cidade de clima muito quente com grandes períodos de seca severa. Acostumada a grandes e recorrentes reuniões familiares o cliente que possuía fortes influências Italianas, precisava ter a cozinha e espaço de convivência como o coração da casa.

Para corresponder a essas demandas foi pensada uma casa em formato de C que abrigaria ao seu centro o pátio com piscina circundado pela cozinha, churrasqueira e sala de estar ligados por generosas portas de correr que integram e tornam todo o espaço como um só. Mais reservado o segundo pavimento da edificação recebeu todas as suítes e o home office.

Para o projeto da casa foram visadas técnicas para redução de temperatura interna devido ao clima da região, entre as estratégias a utilização de massa térmica (paredes grossas com revestimento de pedra), sombreamento com o apoio de brises, resfriamento evaporativo através do pátio interno com piscina e área de lazer no centro do terreno, o que acabou por colaborar para uma ventilação cruzada mais eficiente por toda a casa através de grandes aberturas. As paredes leste e oeste que recebem maior incidência solar são duplas e possuem um colchão de ar interno que funciona como isolante térmico.