As novidades de concreto não param de aparecer. Novas pesquisas e estudos nos mostram que este material pode ir muito além do que imaginamos. São muitas as alternativas inovadoras. Nesse post conheceremos três novidades que estão sendo testadas.

Uma das novidades no concreto é o ConFlexPave, desenvolvido por cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. O ComFlexPave é uma variação do concreto tradicional, mais forte e durável. A sua característica mais inovadora é a capacidade de melhorar a flexibilidade, que só foi possível através da introdução de microfibras de polímero na mistura. Além de ser mais resistente, o novo concreto vai permitir a construção de lajes pré-fabricadas mais finas, diminuindo o tempo de instalação e menos manutenção. Por enquanto, os testes estão sendo realizados com amostras do tamanho de pastilhas, nos próximos anos serão realizados testes em uma escala maior.

Asst Prof Yang En-Hua and the Bendable Concrete

Já o concreto solar, é novo tipo de concreto que vem sendo estudado e que servirá como uma placa solar para gerar energia. Isso mesmo. Pesquisadores da Universidade de Kassel na Alemanha desenvolveram o material com o mesmo princípio das placas solares. Para isso, eles adicionaram um condutor elétrico no concreto convencional, o que permite que depois de sólido ele atue como um pólo positivo ou negativo. Através da realização de uma fotossíntese artificial, um metro quadrado do material pode gerar, em condições ideais de iluminação, 20 watts de energia.

novidades_de_concreto_arquitete_suas_ideias_05

Por último, mas não menos importante, temos o concreto que tem a capacidade de se regenerar. Desenvolvido por cientistas holandeses da universidade de Delft, esse novo produto foi produzido através da mistura de bio-concreto e bactérias. Quando entram em contato com a água, esses micro-organismos ficam ativos e se alimentam de uma substância presente no concreto e os resultantes dessa alimentação fecham pequenas rachaduras que podem aparecer no material com o tempo.

novidades_de_concreto_arquitete_suas_ideias_02

novidades_de_concreto_arquitete_suas_ideias_03

novidades_de_concreto_arquitete_suas_ideias_04

Quando vamos ver isso em escala industrial? Difícil dizer, mas as pesquisas não param!

Deixe seus comentários, sobre como acham que será o futuro dos materiais na construção civil!

Fonte texto e imagens: Archdaily  DW  Natureza Bela Vida  Ecycle