Cordwood é um método de construção bastante antigo que vem sendo empregado até os dias de hoje. Utilizando tocos de madeira, argamassa e palha picada, a técnica do cordwood tem registro de estruturas construídas que já duram séculos.

cordwood_arquitete_suas_ideias_09

Para levantar uma estrutura feita com base na técnica do cordwood você vai precisar de muitos troncos de madeira. Esses troncos podem ter variados comprimentos e são assentados com a ajuda da argamassa feita a base de barro ou cimento em alguns casos. Na medida em que os troncos vão sendo colocados em camadas, vão se formando as paredes. O interessante dessa técnica é que você pode reutilizar as madeiras que foram descartadas em outras obras, lembrando sempre de verificar se essa madeira foi devidamente tratada e se possuem um baixo índice de dilatação térmica.

The cordwood wall is rising to meet the roof of the pantry.

cordwood_arquitete_suas_ideias_08

Essa é uma técnica muito antiga e teve seus primeiros registros na Grécia e nas terras frias da Sibéria. As casas encontradas nessas regiões já duram séculos. De maneira a construção feita de cordwood é mais barata que uma convencional. Isto se houver reutilização de madeiras e se a construção for feita pelo próprio proprietário. É importante também um bom isolamento térmico e acústico, que pode ser feito entre as camadas de argamassa.

cordwood_arquitete_suas_ideias_11

cordwood_arquitete_suas_ideias_01

Apesar de ser vinculada a uma ideia de técnica antiga, o cordwood vem sendo utilizado para criar obras mais modernas, como é o caso do Arcus Center do Studio Gang Architects, que mistura a técnica com outros métodos.

cordwood_arquitete_suas_ideias_03

cordwood_arquitete_suas_ideias_04

cordwood_arquitete_suas_ideias_02

Fonte texto: Meio século de aprendizado   Yvypora  Minuto engenharia

Fonte fotos: Casa Abril  Archdaily  natural building  Crestonee Agle  Nifty Homestead