No segundo post da série “Pritzker: arquitetos renomados”, falaremos de um dos mais importantes e reconhecidos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Considerado um dos mais importantes arquitetos modernistas, Niemeyer encantou o mundo com suas curvas no concreto que desafiavam a engenharia. Foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Pritzker em 1988, marcando seu nome na história da arquitetura mundial.

Oscar Niemeyer. (1992. Foto: Folhapress)

Oscar Niemeyer. (1992. Foto: Folhapress)

Oscar Niemeyer nasceu em 1907, no Rio de Janeiro. Após terminar o ensino secundário, aos 21 anos, casa-se com Anita Baldo, com quem viveria durante 76 anos. Em 1934 formou-se engenheiro arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes. Seu primeiro contato profissional com a arquitetura após sair da faculdade foi no escritório de Lucio Costa e Carlos Leão, onde trabalhava como estagiário sem remuneração. Antes de realizar seu primeiro grande projeto, o arquiteto participou do projeto do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, liderado pelo renomado Le Corbusier.

Em 1940 realizou seu primeiro grande projeto: o Conjunto Moderno da Pampulha. Juscelino Kubistchek, prefeito de Belo Horizonte na época, queria construir um novo bairro, com uma estrutura que incluiria uma igreja, cassino, restaurante, clube e casa de baile. Assim, convocou Niemeyer para a realização do projeto. Com expressões artísticas de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx o Conjunto Moderno da Pampulha foi concluído em 1943 e rendeu muitos elogios ao arquiteto, impulsionando sua fama internacional. Recentemente este complexo recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

série_pritzker_Oscar_Niemeyer_arquitete_suas_ideias_01

série_pritzker_Oscar_Niemeyer_arquitete_suas_ideias_02

Em 1951 Niemeyer apresenta o projeto do Copan, que se tornou um dos mais importantes edifícios da cidade de São Paulo. Considerada a maior obra em concreto armado do país, com um total de 115 metros de altura e 35 andares o prédio só foi concluído em 1966 por Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Conhecido por suas linhas “sinuosas e elegantes” e seu formato de “s” o projeto encontra-se no centro da cidade, e se destaca na paisagem urbana de São Paulo.

Niemeyer architecture25

Ao longo da vida Oscar Niemeyer projetou obras importantes como é o caso dos edifícios governamentais de Brasília, o Museu de Arte Contemporânea, o museu Oscar Niemeyer, a Sede das Nações Unidas, a Casa das Canoas, entre muitas outras. O arquiteto morreu em 5 de dezembro de 2012 aos 104 anos.

A view of the Palacio do Planalto at night, Brasilia, BrazilVista do Palacio do Planalto a noite, Brasilia...PHOTO ID: COLBRBRPLANT

série_pritzker_Oscar_Niemeyer_arquitete_suas_ideias_06

Congresso Nacional in Brasilia, Brazil at Dusk Photo ID: COLBRBRCNG-9180

Fonte texto: Casa Vogue  Cidade de São Paulo  Terra

Fonte imagens: Aldeia tem  Reclaim the high rises Imperio mineiro  Raquel de Carvalho  Andrew Prokos  Escrita Relativa  Veja