A tecnologia não para de nos impressionar com as novas alternativas que prometem facilitar a vida do arquiteto. Uma dessas alternativas é a realidade aumentada. Ela vem sendo bastante utilizada para os mais diversos fins e nas mais diversas áreas de atuação. Porém mesmo parecendo uma tecnologia recente, a realidade aumentada surgiu em 1970, quando foram realizados os primeiros testes. Com o aparecimento dos smartphones e com o aprimoramento das técnicas, essa tecnologia foi se popularizando e aos poucos ganhando espaço na vida das pessoas através de aplicativos. Para os arquitetos, esses aplicativos prometem revolucionar a maneira de apresentação de projetos, tornando tudo mais interativo. Confira!

realidade_aumentada_arquitete_suas_ideias_01

Essa tecnologia é um sistema que mescla elementos virtuais com o ambiente real, bastante interativa, tem um processamento em tempo real e é construída em três dimensões. Com ela, é possível interagir com seus projetos em 3D, criar maquetes em realidade aumentada, desenhar em 3D, tudo através dos aplicativos. Um dos aplicativos mais utilizados é o Augment.

realidade_aumentada_arquitete_suas_ideias_02

O Agument está disponível gratuitamente para download para os sistemas iOS e android. E oferece plug-ins para Sketchup, Revit, 3DS Max, SolidWorks e outros. Ele utiliza a câmera do celular ou outro dispositivo, para escanear o desenho e transformá-lo em um modelo 3D na tela. Com este vídeo podemos entender melhor o seu funcionamento.

E aí, o que você está esperando para testar?

Fonte texto: ArcoWeb  Hometeka

Fonte imagens: Hometeka Blog da Arquitetura