Hoje a série bibliotecas pelo mundo vai pousar na nossa América Latina, mais precisamente no Chile. Trata-se da nova biblioteca de Punta Arenas, que foi escolhida através de um concurso com mais de 60 inscritos e será construída através do processo de restauração de um antigo edifício bastante peculiar.

A nova biblioteca de Punta Arenas será construída na antiga penitenciária da cidade, que até 2010 era a única do local. O edifício, que é histórico, foi fundado em 1898 e durante todo um século foi a única prisão existente na cidade. Levando em conta o caráter histórico do local, o novo projeto prevê a restauração da penitenciária histórica e a construção de um novo volume que se conectará ao antigo. Na restauração, serão demolidas apenas as paredes e elementos que foram adicionados ao longo do tempo, ou seja, que não fazem parte do projeto original do século XIV.

Layout1

Bibliotecas_pelo_mundo_arquitete_suas_ideias_06

No novo projeto da biblioteca estarão disponíveis, além de livros, todo o arquivo histórico da cidade que antes estava guardado na Biblioteca Nacional de Santiago. A previsão de inauguração do complexo de 5500 metros quadrados é para 2018 e o investimento total será de 11 milhões de dólares. A nova estrutura deverá conservar o caráter histórico do lugar, valorizando o material que foi moldado com o tempo, deixando viva as marcas do passado.

Bibliotecas_pelo_mundo_arquitete_suas_ideias_07 Bibliotecas_pelo_mundo_arquitete_suas_ideias_08

Como parte do projeto está previsto a construção de um novo volume que é descrito como uma “caixa elementar, opaca e hermética”. Essa “caixa” estará dividida em três níveis e um subsolo. Abrigará salas de armazenamento de documentos e um auditório para eventos no subterrâneo. Entre o novo volume e o antigo haverá um distanciamento por meio de um vazio, que será um novo acesso para o complexo. Contrastando com a solidez dos dois blocos, a passagem entre eles será feita através de caixas de vidro que ajudarão a dar mais leveza ao edifício como um todo.

Bibliotecas_pelo_mundo_arquitete_suas_ideias_05 Bibliotecas_pelo_mundo_arquitete_suas_ideias_09

Veja onde estão as bibliotecas publicadas até agora:

Fonte texto e imagens: Plataforma Arquitectura