Andando pelas ruas, bairros e cidades do nosso país, podemos perceber uma coisa em comum: a sua grande maioria utiliza a alvenaria como sistema construtivo para as casas e edifícios. Mas, em muitos lugares do mundo a realidade é outra. Nestes lugares a alvenaria cede espaço as casas construídas com base no sistema de construção Wood Frame. Você conhece esse modo de construir?

wood_frame_arquitete_suas_ideias_04

A técnica do Wood Frame surgiu ainda no século XIX e consiste em uma estrutura feita a partir de perfis e placas estruturais de madeira reflorestada pinus. Essa estrutura suporta muito bem as cargas verticais como pavimentos e telhados, e é considerável um sistema bastante durável (podendo durar até mesmo séculos). Esse sistema é adotado em muitos países. No Canadá e na Suécia, por exemplo, quase 100% das casas são construídas dessa forma. O processo de construção inicia-se com a estruturação em madeira, o que dará sustentação a todo o projeto. Feito isso, coloca-se o isolante térmico e por último a cobertura de vedação, que geralmente é feita com placas de OSB. É processo relativamente simples, e prático.

wood_frame_arquitete_suas_ideias_05

O sistema Wood Frame possui inúmeras vantagens. Um dado que chama bastante atenção é em relação ao processo de construção: é cerca de 60% mais ágil do que a alvenaria. A obra é concluída em um prazo muito menor. O Wood Frame é considerado um processo sustentável, pois é feito com material reflorestado e diminui cerca de 80% a emissão de gás carbônico. Além disso, a construção em Wood Frame não gera resíduos, ou seja, é uma obra limpa que evita desperdício de material e geração de entulhos. Com relação às vantagens internas podemos citar o conforto térmico e acústico que apresentam uma melhora significativa.

wood_frame_arquitete_suas_ideias_03

Mesmo sendo um sistema antigo, o Wood Frame pode ser considerado moderno, pois é um material que alia tecnologia e a inovação. Muitos relacionam as construções em Wood Frame com um acabamento de estrutura de madeira, mas elas nem sempre possuem essa aparência. Com a utilização de placas OSB é possível chegar a um acabamento semelhante às casas em alvenaria ou concreto. Hoje em dia as possibilidades são inúmeras e as construções ganham um ar moderno.

wood_frame_arquitete_suas_ideias_01

wood_frame_arquitete_suas_ideias_06

Gostou do Wood Frame? Que tal fazer uma casa neste estilo? Dúvidas e sugestões? Entre em contato com a gente!

Fonte texto:Engenharia Civil Diária  Construindo Decor

Imagens: Construindo Decor  Tec Verde