Mesmo parecendo um material frágil, o papelão vem sendo bastante utilizado nas construções mundo afora. Seja nas construções efêmeras, como os abrigos emergenciais de Shigeru Ban ou em obras de grande escala. Recentemente, um estúdio holandês Fiction Factory apresentou um projeto de micro casas modulares de papelão. E segundo os criadores, o tempo estimado de vida é de – surpreendentes – cem anos.

Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_01

Já falamos sobre casas modulares aqui no blog, mas, esse exemplo é bastante inovador. O projeto intitulado Wikkelhouse possui como matéria prima o papelão corrugado. Segundo os criadores o “Papelão é um material muito desvalorizado. Não há nenhum outro material de construção tão leve, forte e isolante. A maioria das pessoas pensa no papelão como uma caixa ou um pacote de correio. Muitos tentam argumentar que não é possível utilizá-lo em construções. Mas pode ser excelente. Nós simplesmente não estão acostumados a isso ainda.” Neste caso, o processo de montagem dos anéis modulares da casa consiste na fixação de 24 camadas desse papelão em um molde com um formato pré-estabelecido. Todas essas camadas são fixadas através do uso de uma cola ecológica. Após a fabricação da estrutura, o papelão ainda é revestido com uma película chamada Miotex, que impermeabiliza a estrutura ao mesmo tempo em que permite a respiração da mesma. A montagem da casa no terreno leva apenas dois dias.

Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_06

Para fornecer mais resistência à estrutura, são adicionadas ripas de madeira em todo o exterior da casa. Além de estruturar melhor a casa, as ripas servem como elemento estético. No interior da Wikkelhouse, as paredes são todas revestidas com chapas da madeira compensada, dando um ar aconchegante ao projeto. Cada segmento possui 1,2 metro de profundidade e pesa o equivalente a 500 kg. O interessante do projeto é que, por se tratar de uma casa modular, permite uma versatilidade maior, ou seja, cabe ao cliente decidir quantos módulos terá a casa. Você escolhe a planta da sua casa, e pode facilmente mudá-la, conectando ou desconectando os módulos. A Wikkelhouse é uma casa com caráter migratório, isto é, pode acompanhá-lo aonde você for. E o melhor é que o papelão é 100% reciclável. Quase todo material que é utilizado para construir a casa pode ser reaproveitado depois, gerando uma quantidade menor de resíduos.

Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_03 Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_02Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_04

O custo inicial de cada módulo será de 4.500 dólares. Os arquitetos responsáveis pelo projeto estão agora trabalhando numa versão com sistemas de energia e água mais autônomos. Por enquanto, para adquirir uma Wikkelhouse é necessário morar em Amsterdã, já que a empresa só trabalha nesta área.

Wikkelhouse_arquitete_suas_ideias_05

Fontes texto: Wikkelhouse   Arquitetura Sustentável  88mph

Fonte imagens: Idea Grid