Os edifícios que incorporam conceitos de sustentabilidade são a grande tendência para um futuro próximo. Milhares de novas edificações que levam em conta tais conceitos estão sendo projetadas e construídas em ampla escala. Não há como negar. A arquitetura sustentável é, mais do que uma tendência, uma necessidade. E não são apenas os novos edifícios que estão entrando nessa onda. Os prédios antigos estão sendo inseridos em um movimento que é uma das vertentes da construção sustentável: o retrofit verde. E um dos exemplos do retrofit verde que temos no Brasil é o projeto do escritório de arquitetura Triptyque, o edifício RB12. Confira a seguir:

Retrofit_verde_arquitete_suas_ideias_03

O retrofit verde consiste na adaptação de um edifício já existente, aplicando melhorias para atingir um “padrão sustentável”. A estrutura da edificação é aproveitada nesse processo, que pode envolver mudanças de pequeno a grande porte. Algumas das principais atualizações que podem ser feitas é em relação a eficiência energética, melhorando o sistema de iluminação, a climatização, e adicionando sistemas de reaproveitamento de água. A substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas de led, a instalação de sensores de movimento, o reuso da água, e novas estratégias de climatização do ambiente são alguns exemplos de mudanças que se encaixam no conceito de retrofit verde.

Retrofit_verde_arquitete_suas_ideias_04Retrofit_verde_arquitete_suas_ideias_05

O caso do RB12 envolve grandes alterações ao longo do prédio. Todavia, o que mais chama atenção nesse projeto é o fato que de este será o primeiro edifício capaz de produzir a própria energia elétrica, através de processos pioneiros no Brasil. Estes processos envolvem a colocação de placas fotovoltaicas na fachada para geração de energia, e o uso de células de hidro050gênio para transformação do gás que vem da rua em eletricidade. A fachada será composta por um jogo de vidros duplos com brilho diamantado em zigue zague, o que proporcionará a entrada de luz natural e a redução da temperatura, e também contará com um paisagismo suspenso. Outras estratégias sustentáveis serão incorporadas ao projeto, como é o caso do terraço verde e do sistema de reuso da água.

Retrofit_verde_arquitete_suas_ideias_02Retrofit_verde_arquitete_suas_ideias_01

Fonte texto: Au,pini Sustentarqui Exame Abril

Fonte imagens: Arco Web   Triptyque  Au.pini Sustentarqui