A vida em uma cidade grande é bastante agitada: carros por todo lado, ruídos e uma grande selva de concreto composta pelas inúmeras edificações do entorno. Cada vez mais as pessoas estão buscando espaços públicos de qualidade, verdadeiros refúgios para descansar e apreciar um pouco do verde da natureza.

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_05

Já existem alternativas que buscam uma melhoria na qualidade do espaço urbano e consequentemente uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Grandes parques, praças, ciclovias, espaços de convivência, hortas comunitárias, e os próprios telhados verdes proporcionam um pouco mais de conforto para aqueles que estão acostumados a uma paisagem monocromática. Mas, o espaço muitas vezes é escasso e novas possibilidades precisam ser pensadas. Por isso, uma nova tendência nas cidades é o parque linear suspenso. Um parque elevado, retilíneo, geralmente implantado em antigos viadutos ou em trilhos de trem abandonados.

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_06

Um dos exemplos mais famosos de parque linear é o High Line Park em Nova York. O High Line Park surgiu em 2009, em cima dos trilhos de uma linha férrea elevada que havia sido abandonada. A oito metros de altura do chão, o parque possui ao todo 2,5 km de extensão e atravessa três bairros da cidade. Estes três bairros eram ocupados principalmente por indústrias e empresas de transportes, e após a desindustrialização desses locais a via férrea onde hoje encontra-se o parque foi abandonada, tendo sua extremidade sul demolida.

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_02

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_04

Totalmente desativada, ocorreu uma grande mobilização para demolir a via, e este impasse permaneceu nas mãos da prefeitura até que um grupo de moradores da região resolveu se mobilizar para transformar aquela área em parque. O grupo Friends of the High Line propôs então que ali se construísse um parque elevado, inspirado no Promenade Plantée, de Paris. Assim, em 2004 o projeto finalmente começou a se concretizar.

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_01

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_03

Hoje em dia, o High Line de Nova York é referência no mundo todo e visitado por milhares de turistas o ano todo. É um grande refúgio para os moradores, um local de sossego, acima dos problemas e ruídos da cidade, literalmente. Ele conta com um gramado com mais de 450m², áreas de descanso, vegetação, pistas de skate, além de locais para comer e beber.

Parques_suspensos_arquitete_suas_ideias_07

No Brasil, estamos vivendo o mesmo impasse no Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão, em São Paulo. Demolir ou transformá-lo em parque? A estrutura do minhocão atravessa uma área residencial, e o constante barulho de carros incomoda bastante os moradores dessa região. Muitos desses optam pela demolição, mas há também aqueles que discordam. Um grupo de apoio ao projeto do parque já foi formado e está lutando para conseguir melhorias para a região. Mas, por enquanto, não há um projeto formal para o parque.

E para você? O que deveria ser feito? Deixe seu comentário!

Fontes texto: Fonte 1  Fonte 2  Fonte 3

Fontes imagens: Imagem 1  Imagem 2  Imagem 3  Imagem 4  Imagem 5  Imagem 6  Imagem 7