Na hora de decorar a casa, é sempre a mesma duvida: qual cor devo usar? A escolha das cores para cada ambiente, e até mesmo para a fachada da casa exige um certo tempo. Afinal, apesar de parecer simples elementos da decoração, as cores podem exercer um papel que vai muito além disso. Elas tem a capacidade de trazer conforto e bem-estar, por isso é necessário saber o significado de cada um delas antes de começar a pintura de sua casa.

Um conceito bem conhecido quando o assunto é cor, é a cromoterapia. Uma tratamento que utiliza as cores para auxiliar a cura de doenças e trazer um equilíbrio físico e emocional para o paciente. Tem muito a ver com o Feng Shui, uma arte chinesa que busca a harmonia e as boas energias num ambiente. Segundo o Feng Shui, podemos usar a cromoterapia para o tratamento da nossa própria casa, basta saber o significado de cada cor e em qual ambiente ela se encaixará melhor.

As cores podem despertar as mais diversas sensações. O amarelo por exemplo, é a cor da luz, por isso pode ser usada em ambientes mais escuros, com ajuda de uma boa iluminação. Essa cor também tem a capacidade de estimular a comunicação e o intelecto, podendo ser uma boa opção para uma sala de estudos, por exemplo.

arquitete_suas_ideias_01

uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_05

Já o azul é uma cor extremamente tranquilizante e tem um efeito calmante. Ele esta relacionado com o elemento água e pode ser utilizado em ambientes como o banheiro, que tem relação com esse elemento e o quarto, um local que utilizamos para relaxar. Sempre lembrando que o tom também influencia bastante, por isso em locais de descanso sempre opte pelos tons mais claros.

uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_03 uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_02

O vermelho é uma cor que devemos tomar cuidado, pois possui um tom bastante estimulante e pode provocar uma agitação desnecessária. Deve ser usado em pequenas doses, como em objetos decorativos e detalhes na pintura. Na cozinha, ele pode ser ótima escolha, pois tem a capacidade de estimular o apetite.

uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_04uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_08

O branco é uma das cores mais vistas nas casas. Por ser um tom neutro, pode ser aplicado em qualquer ambiente. Uma boa dica é quebrar o branco com tons coloridos, afinal o excesso de branco pode trazer uma sensação de vazio.

uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_06 uso_das_cores_arquitete_suas_ideias_07

Existem infinitas opções de cores para escolhermos. O importante é ter bom senso na hora de aplicar, sempre cuidando com os tons mais escuros e com os excessos.

Gostou? Também usa cores na sua decoração? Então mande fotos da sua decoração que podemos postar aqui no Blog! Nosso endereço é o contato@arquitetesuasideias.com.br

Fontes texto: Fonte 1

Imagens: Imagem 1  Imagem 2  Imagem 3  Imagem 4  Imagem 5  Imagem 6  Imagem 7  Imagem 8