Em 2016, a Pantone apresentou duas cores que vão ser referência para todas as expressões artísticas, inclusive decoração e design. Rosa Quartzo e Azul Serenidade são os destaques da vez.

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-04

Ao contrário da cor do ano passado, Marsala, que era mais escura e intensa, as atuais tendências são claras, leves e têm o objetivo de aproximar o cenário urbano da natureza, além de transmitir a sensação de equilíbrio e aconchego.

Uma escolha de cores simbólicas, elas representam o que vemos em nossa cultura, servindo como expressão de um estado de espírito e de atitude. O Rosa Quartzo é um tom persuasivo, mas também suave, que transmite compaixão e uma certa compostura. O Azul Serenidade é leve e arejado, como o firmamento do céu azul acima de nós, trazendo alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos.

Quando aplicadas em um determinado ambiente, criam uma atmosfera harmoniosa e confortável – por isso seu uso é ideal para deixar as áreas sociais do apartamento convidativas para família e amigos.

Em todas as matérias primas, superfícies macias ou duras, a composição Rosa Quartzo e Azul Serenidade traz calma e relaxamento. Lindo em todos os acabamentos, como fosco, metálico ou brilhante, o par envolvente se harmoniza facilmente com outros meios-tons, incluindo verdes e roxos, marrons ricos e todos os tons de amarelo e rosa. Adicione prata ou tons vibrantes e quentes para mais efeito e brilho.

Veja algumas combinações que você pode fazer usando Rosa Quartzo e Azul Serenidade em um mesmo espaço:

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-01

[imagem]

Caso pretenda fazer uma decoração que transmita a sensação de tranquilidade e acolhimento (cada vez mais necessárias), a dupla é ideal para tomar conta de espaços como a sala, o quarto, o hall de entrada… a casa toda! Além disso, é interessante que as cores coincidem com movimentos sociais relacionados à igualdade de gêneros, um tema contemporâneo refletido diretamente na decoração.

rosa-quartzo-azul-serenidade-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-02

[imagem]

As tonalidades podem transmitir também um estilo minimalista ou romântico. Nesse caso, o elemento coringa é a madeira, que se adapta a qualquer um dos estilos.

Para compor um visual mais sério, opte por mesclar as cores do ano com branco, cinza ou preto – que quebram um pouco da informalidade que a dupla transmite.

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-03

[imagem]

O ambiente com uma cara industrial também pode ser decorado com o Rosa Quartzo e Azul Serenidade. A poltrona de formas arrojadas e as almofadas pontuam cor na paleta preto e branca.

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-05

[imagem]

Agora, se o objetivo é deixar a sala com um aspecto divertido, inclua estampas na decoração, como poá, flores e listras por meio de objetos (almofadas, vasos, canecas, entre outros objetos).

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-06

[imagem]

Essas cores têm tudo a ver tanto com o quarto infantil quanto com o de casal e podem ser usadas na parede, mobília e até na roupa de cama. Se preferir, opte por por utilizar apenas uma delas.

rosa-quartzo-azul-serenidade-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-07

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-07

[imagem] [imagem]

Tons vibrantes também podem ser incorporados ao ambiente para criar contraste e deixar o dormitório mais descontraído.

Se divirta colocando mais cor na sua cozinha. Normalmente, elas são neutras e abusam do branco, por isso, ideia é quebrar essa predominância e ousar com criatividade. Algumas dicas podem ser um pouco caras de serem executadas, mas você sempre pode adaptar para uma decoração que caiba no seu bolso. Se não quiser gastar muito, ao invés de mudar a parede, por que não comprar acessórios nas cores favoritas e deixá-los à mostra?

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-09

rose-quartz-cor-tendencia-decoração-2016-arquitete-suas-ideias-08

[imagem]

“Juntas, Rosa Quartzo e Azul Serenidade demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem estar, bem como um senso de ordem e paz”, afirma Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute.

Texto escrito por César Fernandes da Tibério Construtoras para o Arquitete suas Ideias.

Querendo reformar sua casa ou apartamento? Entre em contato conosco!

Gostou do artigo? Então ajude e vote no Blog!

topblog 2015

Clique em votar, depois em “não sou um robô” e finalize votando no Blog.