Todo verão é a mesma história: aquele calor insuportável que atormenta os dias, e a noite atrapalha nosso sono. Uma alternativa que amplamente utilizada é o querido ar condicionado. Mas a conta de luz não fica barata não é mesmo? E se houvesse outras opções? Confira no artigo de hoje:

Cada vez mais casas possuem os aparelhos de ar condicionado, que apesar de aliviar o calor da estação mais quente do ano, aumenta – e muito – o gasto com a energia. Novas tecnologias mais baratas e sustentáveis estão surgindo para ocupar o lugar do ar condicionado e diminuir o gasto de energia elétrica. Recentemente um post antigo feito no Blog sobre uma tinta térmica foi muito procurado e hoje nós trazemos mais algumas informações sobre uma solução para esse problema do excesso de calor.

tinta_térmica_arquitete_suas_ideias_01

A NASA foi a primeira responsável por desenvolver uma dessas tecnologias que prometem solucionar o excesso de calor em estruturas. Mas hoje já existem várias empresas brasileiras que fabricam ou comercializam uma tinta térmica também! Trata-se de uma tinta reflexiva que pode refletir 99% dos raios solares. Dependendo do fabricante a composição da tinta pode mudar, mas essa tinta possui microesferas de cerâmica ou vidro ocas que prometem diminuir a temperatura interna da casa, e com ajuda de uma ventilação mínima são capazes de reduzir em 35% o consumo de energia elétrica.

COM APLICAÇÃO DA TINTA                                                              SEM APLICAÇÃO DA TINTA

tinta_térmica_arquitete_suas_ideias_04tinta_térmica_arquitete_suas_ideias_03

A tinta em si possui muitos nomes, dependendo do fabricante ou revendedor, entre eles existem o Thermoshield, tinta térmicaHM Refletechtinta térmica autolimpante e a Nanothermic 1. Todos estes revestimentos podem diferir entre si, mas o conceito é o mesmo,  a reflexão da radiação solar,  e são recomendados para aplicações em áreas externas expostas à radiação solar com a finalidade de reduzir a temperatura do ambiente.

.tinta_térmica_arquitete_suas_ideias_05

A tinta ainda não se popularizou  no Brasil, talvez pelo seu preço ainda – em média R$50,00 por m² –  porém a perspectiva é que isso mude com o tempo. Dentre os vários tipos de tintas que existem o rendimento varia bastante, desde quase 1 litro por m² até 75m² para um balde de 18 litros. Tudo depende do local onde será aplicado e marca do produto.

O revestimento térmico é indicado para coberturas de concreto, fibrocimento, coberturas metálicas, fibra, cerâmica, mas também pode ser usado para revestir paredes internas e externas. Neste caso é até possível escolher entre várias cores, diferente de quando é usado em coberturas onde é indicado a cor branca somente.

Além de reduzir o consumo de energia elétrica, algumas tintas ainda prometem limpar o ar dos ambientes, além de ter uma durabilidade de até 20 anos! As opções são variadas e cabe a um profissional dizer qual melhor se aplicará ao seu projeto.

Alguns vídeos sobre os fabricantes:

 

Dúvidas? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.

Fonte texto: Fonte 1 Fonte 2

Fonte imagens: Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4

Gostou do artigo? Então ajude e vote no Blog!

topblog 2015

Clique em votar, depois em “não sou um robô” e finalize votando no Blog.