Os alimentos orgânicos vêm sendo cada vez mais requisitados na lista de compras do brasileiro. Mas, o grande problema ainda é o preço: são cerca de 200% mais caros do que alimentos com agrotóxico. O que você acha que podemos fazer sobre isso? Confira neste post:

Como o Brasil é um grande investidor no agronegócio, já somos responsáveis por consumir 84% dos agrotóxicos produzidos na América Latina! Sendo que alguns desses produtos já foram proibidos nos Estados Unidos e na união Europeia há mais de 20 anos, por serem prejudiciais à saúde. Infelizmente, no nosso país, não há linhas de financiamento para a agroecologia (segundo a revista Superinteressante), mas aos poucos vão surgindo algumas soluções para pensarmos num futuro próximo.

A mesma tecnologia que criou os agrotóxicos pode agora nos salvar deles através das chamadas fazendas urbanas. As fazendas urbanas nada mais são do que edifícios e espaços urbanos que são destinados à produção agrícola. Para isso, muita tecnologia está sendo investida nesse projeto. Aqui vão alguns exemplos dessas fazendas pelo mundo:

A fazenda urbana de Shigeharu Shimamura

Shigeruharu transformou uma fábrica de semicondutores em uma fazenda urbana produtora de alface que tem o tamanho de um campo de futebol. Para resolver o problema da falta da iluminação solar, foram utilizadas 17 mil lâmpadas de Leds inteligentes que iluminam os 15 andares de cada um dos 18 racks presentes no lugar. A irrigação das plantas é feita de maneira inteligente, utilizando apenas 1% da quantidade de água que geralmente é empregada nas plantações comuns. São produzidos até 10 mil cabeças de alface por dia! Por ser um ambiente totalmente controlado, evita-se a perda de vegetais e aumenta a produção sem perder a qualidade.

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_09

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_10

Edifício da Pasona, Japão

Este é um exemplo de fazenda urbana que se mistura com escritórios comerciais. Já na fachada do edifício podemos ver uma ampla parede verde. No interior, em meio a auditórios, restaurantes e escritórios, estão as plantações das 200 espécies, que incluem furtas, legumes e arroz. Também é um ambiente controlado, com luzes de Leds, e sistema inteligente de irrigação. O interessante deste edifício é que ele convida os trabalhadores a interagir com a terra todos os dias, criando hábitos de cultivo de alimentos.

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_06

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_07

O antigo depósito de bombas em Londres

O antigo depósito de bombas ativo na segunda guerra mundial, agora transformou-se num espaço de produção de alimentos orgânicos. Em um ambiente controlado, a fazenda Growing Underground produz alimentos diversos como agrião, rabanetes, coentro, etc. Trata-se de uma fazenda hidropônica, ou seja, que ao invés de utilizar a terra, utiliza água com nutrientes.

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_03

fazendas_urbanas_arquitete_suas_ideias_04

Gostou dessas ideias? O que você acha que devemos fazer para ver cada vez mais ações como essas aqui no Brasil?

Fonte das imagens e texto: Hypeness aqui e aqui, SuperinteressanteAo quadrado, Vega e Flora

E não esqueça de votar e ajudar o Blog na segunda fase do Prêmio TOPBLOG Brasil 2015!