Cada vez mais encontramos casas e apartamentos com ambientes integrados. Foi-se o tempo em que era necessário dividir a sala de jantar/estar da cozinha. Hoje em dia não precisamos esconder mais a queridinha do país. Pelo contrário. Junto com a sala de jantar e a sala de estar, ela pode se tornar uma grande área social. Os ambientes integrados vêm ganhando cada vez mais adeptos, representando uma nova maneira de relação.

ambientes_integrados_arquitete_suas_ideias_02

Aos poucos essa mudança foi ficando muito mais perceptível na maioria das plantas de casas e apartamentos. Se antes a divisão consistia em uma cozinha fechada, lavanderia, (com quarto de dependência para empregada), e uma sala de estar + jantar, hoje as coisas mudaram um pouco. Aliás, a dependência de empregada está caindo em desuso. Os novos apartamentos (que estão cada vez menores), estão dando prioridade para outros ambientes da casa, já que o quarto de dependência não tem mais utilidade, afinal, são poucos aqueles que possuem uma empregada doméstica 24 horas por dia.

ambientes_integrados_arquitete_suas_ideias_01

Assim, os ambientes integrados vêm ganhando força. E não é à toa. Eles representam uma série de benefícios para o lar. Afinal, quando optamos por unir os ambientes conseguimos uma amplitude maior no espaço. E isso vale também para apartamentos pequenos. Ao invés de separar as diferentes funções de uma área com divisórias (sala de tv, sala de jantar, sala de estar) agrupamos todos eles em um único espaço, que se transformará em uma grande área social (o que favorecerá a convivência entre os moradores e as eventuais visitas).  Tornando esse ambiente mais amplo, a iluminação também melhora. Além da luz natural permear melhor por toda a área, conseguimos economizar na hora de instalar as lâmpadas, afinal poderá ser aplicado um único jogo de iluminação.

ambientes_integrados_arquitete_suas_ideias_03

E aí, gostou destes ambientes?

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Fontes das imagens 1, 2, 3 e 4.

E não esqueça de votar e ajudar o Blog na segunda fase do Prêmio TOPBLOG Brasil 2015!