O prêmio Pritzker é considerado o mais importante na área da arquitetura. Todos os anos, novos nomes são anunciados pelo júri, que escolheu seu 41º arquiteto premiado este ano. Ao longo da história, apenas dois brasileiros ganharam o prêmio: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

O grande escolhido de 2016 foi o arquiteto chileno Alejandro Aravena, tornando o terceiro sul-americano a conquistar o tão cobiçado prêmio.

alejandro_aravena_arquitete_suas_ideias_01

Desde 2014 o prêmio Prtizker vem dando destaque a arquitetos que vão além de projetos suntuosos e arrojados. São arquitetos que apresentam trabalhos sociais e humanitários, como Shigeru Ban, vencedor de 2014, responsável por construir milhares de casas temporárias para desabrigados e refugiados. Alejandro Aravena não é diferente. Responsável pelo escritório Elemental, possui um currículo com uma grande produção de obras privadas, publicas e educacionais no Chile, EUA, China, Suíça e México, Aravena foi responsável pela construção de mais de 2500 unidades de habitações sociais.

alejandro_aravena_arquitete_suas_ideias_02

Segundo Tom Pritzker, presidente do comitê organizador do prêmio “Seu trabalho (de Aravena) dá oportunidade econômica aos menos privilegiados, alivia os efeitos de desastres naturais, reduz o consumo de energia e proporciona espaços públicos agradáveis” e completa “Aravena mostra como a arquitetura pode melhorar a vida das pessoas. Segundo o júri, “Alejandro Aravena sintetiza o renascimento de um arquiteto mais socialmente engajado[…].

alejandro_aravena_arquitete_suas_ideias_03alejandro_aravena_arquitete_suas_ideias_04

Ele tem um profundo conhecimento tanto da arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus escritos, seu ativismo e seus projetos. O papel do arquiteto está agora sendo desafiado a servir a necessidades sociais e humanitárias maiores, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”.

Gostou dos projetos do Alejandro? Já conhecia o trabalho dele? Deixe seus comentários logo abaixo!

E ajude o Blog na segunda fase do Prêmio TOPBLOG Brasil.

Vote clicando aqui.