O origami é uma arte milenar japonesa passada de geração em geração. Conhecida pelo mundo todo, essa técnica consiste em uma série de dobras combinadas de diversas maneiras para formar desenhos dos mais variados tipos. Todo esse universo geométrico do origami vem inspirando arquitetos e designers em seus projetos. Veremos alguns exemplos a seguir.

Daniel Libeskind e a casa 18.36.54

A casa de campo projeto por Daniel Libeskind em Connecticut é um grande origami de aço inoxidável que foi batizado com esse nome por conta dos 18 planos espiralados com 36 pontos ligados por 54 linhas com que o imóvel é formado.

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_06

A fachada de aço inoxidável se renova constantemente, assumindo o tom lustroso do bronze acentuado pela luz natural. O interior da casa revela os cômodos entrecortados pelos ângulos de metal que envolvem a construção.

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_05

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_07

Casa garrafa de Klein

A casa garrafa de Klein é outro exemplo de construção que abusa dos ângulos e da geometria dos origamis. Localizada na Península de Mornington, esta casa de férias começou sob um conceito inicial de uma concha ou espiral e logo transformou-se na garrafa de Klein.

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_01

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_02

A garrafa é uma variedade bidimensional que não possui interior ou exterior, é, portanto, uma superfície não orientável. O projeto foi tomando uma forma mais geométrica para atender as necessidades de uma residência. O resultado foi esta incrível casa com 258 m².

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_04

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_03

Além de estarem presentes nos projetos arquitetônicos, a arte do origami também vem influenciando o mundo do design de mobiliários. Os mobiliários produzidos seguem a linha geométrica dos origamis, imitando suas dobras para criar um objeto esteticamente bonito e principalmente funcional. Confira aqui alguns exemplos:

Banco desenvolvido pelo designer polonês Jakub Piotr Kalinowski

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_09

Prateleira, mesa de centro e mesa lateral da J1 studios

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_11

Cadeira desmontável Iga Chair do designer Damian Kozlik

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_13

Móvel do designer Aljoud Lootah 

Origami_na_arquitetura_arquitete_suas_ideias_12

Gostou de algum? Já fez origamis antes?

Deixe seu comentário e acesse nossa página do Facebook e Twitter para novidades diárias.