arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (2)

A arquitetura pode assumir infinitas formas e nos mostrar maneiras diferentes de se chegar ao mesmo objetivo. Quando o assunto é inovação, nos deparamos com muitos exemplos de projetos que abusam da criatividade e do uso de novas tecnologias para criar ambientes diferenciados para se viver. Alguns arquitetos utilizam desses recursos para criar casas mutáveis, isto é, com capacidade de transformação. Para entender melhor esse conceito, separamos dois exemplos.

    arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (1)

Quatro jovens arquitetos espanhóis do escritório PKMN Architecture foram os responsáveis pela casa “All i own House”, projetada para uma designer. A casa é composta por um banheiro e uma cozinha fixos, que ficam em lados opostos. Entre essas extremidades existem três grandes estantes produzidas com OSB, um material muito resistente composto por camadas cruzadas de lascas de madeira.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (3)

As estantes são móveis, e deslizam através de trilhos industriais. Elas guardam todos os pertences pessoais do proprietário e ainda contêm móveis dobráveis, como a cama e a mesa de cozinha. Com essa estrutura de estantes móveis, é possível criar divisórias para quatro ambientes: um quarto, uma área de cozinha, uma sala de leitura e um escritório. O apartamento tem um total de 44 m², sendo que esses ambientes citados ocupam apenas a metade dele. Os 23 m² que restaram foram utilizados para uma área de convivência.

Outro exemplo de projeto flexível, é a casa projetada pelo escritório português MIMA. Os arquitetos buscavam uma arquitetura que pudesse adaptar-se ao estilo de vida das sociedades contemporâneas, que conseguisse se adequar às rápidas mudanças cotidianas. Para isso, era necessário um produto flexível, barato, leve e de boa qualidade.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (2)

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (3)

A casa idealizada consiste em um retângulo de 36 m² cercado por grandes janelas nas quatro fachadas. O sistema planejado para esta residência permite a adição de painéis de compensado tanto interno quanto externamente, permitindo a criação de novos cômodos, ou simplesmente fechando janelas para dar mais privacidade.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (1)

A MIMA House, é uma casa pré-fabricada, o que explica o fato dela ser produzida tão rapidamente e a um custo tão baixo (seu custo equivale a um carro de médio padrão). Mesmo partindo de um método construtivo padrão, o projeto está longe de ser considerado “comum”, afinal permite diversas opções diferentes de layouts.

arquitetura mutavel casa interior arquitete suas ideias (4)

Toda estruturada por vigas e colunas, a construção possui janelas de vidro, nas laterais, que subdividem o espaço em módulos de 1,5x3m e possuem molduras de madeira com dobradiças para servirem como portas. O interior é definido por uma malha regular de 1,5m, cujas linhas intermediárias deixam lacunas para serem preenchidas por paredes internas, sempre que o morador julgar necessário. Toda essa mudança, vale lembrar, pode ocorrer em questão de segundos. Um espaço que antes era fechado, pode transforma-se em um ambiente de estar totalmente aberto ou vice-versa. Além de todos esses recursos para criar uma casa única, o morador ainda tem a opção de paredes internas e externas com acabamentos e cores diferentes, ou seja, uma mudança brusca pode acontecer com uma simples rotação de um painel. Com tantas opções assim, fica difícil encontrar duas casas idênticas, não é mesmo?

Mas e você, gostaria de morar em alguma dessas casas? Deixe seu comentário e compartilhe!

Texto escrito por Ana Spinelli para o Arquitete suas Ideias.

Visite também nossa página do Facebook e o Twitter!