X House_Mexico_Guadalajara_Agraz_arquitetura_casa_concreto_arquitete_suas_ideias_08

Esta residência, chamada de X house está situada em Guadalajara no México e foi projetada por Agraz Architects.

Segundo os próprios arquitetos, um terreno de esquina sempre leva a um design não usual. E isso não seria diferente para a solução projetual desta casa, que fica adjacente a outro projeto do mesmo escritório, permitindo a oportunidade de estabelecer um diálogo arquitetônico entre os dois.

Neste projeto foi dada uma ênfase especial ao conceito e linguagem da casa. Uma das premissas foi colocar os automóveis de um lado e a entrada de outro. Os carros ficam situados em um nível abaixo do terreno.

Assim, a fachada principal fica livre de qualquer indício de veículo, garantindo uma planta liberada para o espaço social. A escada leva para o lobby, que pode ser acessado pela entrada principal também.

O terreno foi dividido em planos de áreas similares. Uma parte ficou com o jardim, onde pequenas árvores se transformam em extensões para a cozinha, sala de estar e jantar. No meio, o eixo central nasce através da escada, que vem da garagem até o primeiro andar e depois até o segundo andar. E a terceira área fica reservada para o studio, banheiro e entrada principal.

O primeira andar é uma área única, que possui janelas retráteis que convidam o pátio para o espaço central de estar, jantar e cozinha. O segundo piso é dividido em dois quartos com banheiro e closet cada um, e uma suíte master que também possui closet e banheiro, que juntos ocupam a maior parte deste andar, com vista para uma grande janela.

X House se traduz como um simples diagrama que resultou em uma casa facetada, combinando corpos de concreto branco, placas de mármore e esquadrias metálicas.

Desta maneira a casa oferece um desenho limpo em todas as fachadas e um design moderno que chama a atenção.

Fonte: Contemporist

Leia também:

Pura arte e engenharia em uma residência como você nunca viu

Quem disse que uma casa não pode se mover?

10 casas japonesas extraordinárias

Dê sua nota para este post: