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Depois de ver as primeiras dicas para montar seu escritório aqui e aqui, hoje eu fecho esta série de postagens com as dicas finais de como você deve proceder para melhorar suas chances de sucesso. Não deixe de conferir!

11. Faça parcerias com grandes escritórios para participar de grandes projetos.

 Em um escritório pequeno será quase impossível participar de grandes licitações ou projetos, até mesmo pela falta de mão de obra para trabalhar no projeto. Mas você sempre pode firmar parcerias e colocar seu nome em projetos de grande de escala. Segundo Melissa Werner, você precisa fazer com que os grandes escritórios saibam que você tem interesse em trabalhar com eles. Ao entrar em contato com outros escritórios, que podem ser especializados em fazer projetos totalmente diferentes dos seus, você pode, dentro de um mega projeto, como shoppings, aeroportos, centro de convenções e assim por diante, projetar um restaurante por exemplo. Assim você poderá participar em uma pequena parte de um grande projeto, que pode levar a trabalhos maiores no futuro.

 Outra possibilidade é que um grande projeto venha para sua cidade e um escritório de fora precise da sua experiência local para ajudar  nos trabalhos. Pode ser que você não tenha experiência em escalas muito grandes, mas nessa hora a troca de informações e técnicas ajudará ambos os lados.

12. Não jogue fora oportunidades “excêntricas”.

 Sylvia Kwan, membro do Instituto Americano de Arquitetos, ainda fica satisfeita e feliz ao lembrar de um e-mail um pouco estranho que recebeu há alguns anos. Ela conta que recebeu um propaganda de um programa de Tv chamado “Extreme Living”. Ao submeter seu projeto ao programa e depois dos criadores aceitarem mostrar o projeto no show, pelo menos duas vezes ao ano o programa reprisa, e o escritório recebe ligações de clientes sobre novos projetos. Como se o projeto tivesse sido feito naquele mês.

 Ou seja, aproveitar oportunidades que aparecem, mesmo que um pouco estranhas logo de início, podem gerar uma boa publicidade para seu escritório. Seja um projeto para um parente sem dinheiro, um programa de decoração em um canal de Tv fechado, ou até mesmo fazer um projeto sem nem mesmo ter cliente (mais algumas imagens digitais para seu portfolio).

13. Tenha um network com toda a indústria, não somente com os arquitetos.

 Caso você conheça um vendedor de móveis em uma festa, não o subestime somente pelo fato dele não ser um arquiteto. Fabricantes e fornecedores tem valiosas informações que pode ajudá-lo a conseguir novos projetos. Essas pessoas são muito boas para fazer negócios e conhecem as empresas que precisam de serviços na sua cidade, quem está expandindo, quem está mudando de endereço, quem está querendo comprar salas comerciais e várias outras coisas. Ter uma grande rede de contatos, em todas as áreas, facilita muito a vida de um arquiteto. Afinal eles podem estar procurando o mesmo tipo de trabalho que você está, mas de um ângulo completamente diferente do seu, onde todo mundo pode se beneficiar disso.

14.Publique seu trabalho onde os clientes irão realmente vê-lo

 Lembre-se que nem sempre as suas revistas favoritas são aquelas que seus possíveis clientes leem. Ou seja, revista de arquitetura, são arquitetos que compram, na sua maioria. Evidente que ao ter seu projeto publicado em algum lugar, muitas pessoas irão passar a conhecê-lo(a), mas revistas especializadas de arquitetura são feitas para quem gosta ou vive de arquitetura. Mas sabemos quem nem todas as pessoas tem esse interesse, não é mesmo? Por que então não escolher revistas  de negócios ou lifestyle? É bom ser reconhecido por outros arquitetos, mas cá entre nós, não são eles que vão trazer novos projetos para seu escritório. Busque seus clientes em locais onde eles possam ler sobre você.

 15. Saia da toca e interaja no meio social

  Há locais onde nunca se para de conversar sobre reformas, construção e imóveis. Um local por exemplo é o playground. Assim como a academia de musculação, ou um churrasco ou qualquer lugar onde pessoas circulem pessoas. Principalmente novos pais e mães a procura de um lar. Caso você tenha filhos, eles são a melhor forma de começar um negócio. Pois é saindo com eles para brincar em um parquinho ou para comprar fraldas, que será onde você encontrará pais na mesma situação. Caso seu escritório seja especializado em casas unifamiliares, melhor ainda, pois nessa área a melhor publicidade é o boca a boca. Na porta da escola, na creche ou no final da aula de natação. Sempre será necessário uma reforma aqui, outra ali, um conselho, ou mesmo um projeto bem modesto. Mas conhecendo você melhor, eles lhe contratarão.

 É sabido que arquitetos podem não ter uma vida social muito badalada, mas é preciso sair por aí para que seus futuros clientes saibam que você exista! Isso demanda muito esforço, energia e uma vida pessoal transparente.

 Você não pode separar sua vida pessoal do seu negócio. Quando você pensa que aquele evento de sexta a noite será para descansar, passear com sua família ou amigos, espere até começar uma conversa e no meio dela um amigo de um amigo seu falar “estou pensando em comprar uma casa ou reformar a minha” e seu espírito de arquiteto vai aparecer. Mesmo que você não queira, perder um possível cliente não pode ser jogado fora.

 Quando chegar ao ponto de que você, mesmo não querendo sair, for para uma festinha de criança de 7 anos da amiga do seu filho só porque ouviu que o tio dela comprou um terreno e está querendo projetar uma loja, aí sim, você está pronto para andar com as próprias pernas em relação ao seu escritório, diz Mark Cavagnero. Se você não está pronto para fazer isso, então é provável que você não esteja pronto para seguir com um negócio próprio, pois as pessoas não vão simplesmente ligar e contratar você. É necessário sim, sem sombra de dúvidas que você vá a luta.

Boa sorte.

Fonte: Architizer, imagem

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